segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sobre Yoga
Unknown04:38 0 comentários

Yoga

O que é Yoga?

Yoga refere-se ao conjunto enorme de valoresatitudes,preceitos éticos e técnicas espirituais que se desenvolveram na Índia no decurso de pelo menos cinco milênios, e que podem ser vistos como a cultura da civilização indiana, a mais antiga da humanidade. A palavra Yoga deriva da raiz verbal yuj, que significa unirjuntar, isto é, unir corpomente e espírito(consciência). Outro significado para a palavra Yoga é “atingir o que antes era inatingível”, e o ponto de partida para esse pensamento é que há algo que desejamos e não somos capazes de fazer hoje, e, enfim, encontramos os meios para transformar esse desejo em ação. Esse passo é Yoga. Toda mudança é Yoga. Yoga também significa agir de maneira que toda a nossa atenção esteja dirigida à atividade que estejamos desenvolvendo no momento presente.

Tipos de Yoga

Existem diversas linhas de Yoga, e todas elas vêm do Hatha Yoga. Os ásanas (posturas) são os mesmos, e o que diferencia uma prática da outra é a maneira como essas posturas são desenvolvidas.
Hatha Yoga: parte do Yoga que purifica o corpo físico através de ásanas (posturas), shatkarma (limpeza), pranayama(respiração), mudras (gestos), bandha (contração) e concentração.
Ashtanga Vinyasa Yoga: é uma prática dinâmica atribuída à Sri K. Pattabhi Jois (1915 – 2009), conhecida por ter séries fixas agrupadas de posturas e técnicas corporais como vinyasa (fluidez), bandhas (contrações), drishtis (fixações oculares) e ujjayi(respiração consistente).
Vinyasa Yoga: baseado no método Ashtanga Yoga, é uma prática fluida com sequências criativas e em sincronia com a respiração.
Iyengar Yoga: foi desenvolvido na Índia por B.K.S. Iyengar (1918-), onde o foco dessa prática é o perfeito alinhamento do corpo, enfatizando as ações internas através de acessórios (props) que permitem maior conforto nas posturas.

Princípios da prática

Ujjayi pranayama: respiração consistente, ativa e controlada. Aumenta a temperatura e o calor corporal, normaliza o funcionamento da glândula tireóide e do sistema endócrino, protege contra doenças e estimula as funções intelectuais.
   Bandhas: compressão de determinadas partes do corpo gerando um grande e sutil massageamento nos órgãos          internos, ajudando também no direcionamento do prana (energia vital) a determinadas partes do corpo.

Drishtis: são técnicas de fixação ocular que auxiliam no processo de estabilização da mente. Estimulam os músculos e nervo óticos e são úteis contra a depressão e ansiedade.


Mais informações sobre yoga nos link abaixo.

Informações importantes sobre a prática de Yoga

Como escolher um bom professor de Yoga ?
Categoria:
Ar+Zen Rua Vilebaldo Aguiar, 1035 - Cocó Fortaleza-CE
Tel: 3099-1774 / 8556-2600 / 9656-6168

0 comentários

Postar um comentário