domingo, 27 de abril de 2014

Sobre Pilates
Unknown16:56 0 comentários



Pilates

O que é Pilates?

Pilates, ou contrologia, é a coordenação completa de corpomente e espírito (consciência). Através da repetição adequadados exercícios, adquire-se um corpo forte e saudável e uma mente apta a desenvolver suas próprias habilidades.

Tipos de Pilates

O Pilates pode ser trabalhado de diversas maneiras, seja para condicionar um atleta através de aulas fortes e desafiadoras, como também desenvolver movimentos funcionais com o objetivo de proteger o corpo nas atividades diárias e até mesmoreabilitar pacientes com dores, pós-cirurgias ou lesões. Os resultados são rápidos e positivos no que diz respeito à saúde, mobilidade do corpo e capacidade respiratória.

Princípios da prática

Respiração: O ar entra pelo nariz e sai pela boca ajudando a relaxar maxilar e mandíbula. A inspiração e a expiração consistentes e plenas ajudam o sistema circulatório a nutrir todos os tecidos com sangue rico em oxigênio eliminando impurezas e subprodutos do metabolismo. A respiração revigora e rejuvenesce o organismo!
Mobilização de coluna: movimento segmentado das vértebras da coluna possibilitando distribuir as forças homogeneamente nos múltiplos segmentos móveis. Assim reduzirá forças indesejadas nos segmentos lesados ou com hipermobilidade. Distribuição de movimento = distribuição de forças. A intenção é articular a coluna segmento por segmento como se cada vértebra fosse uma pérola de um colar.
Coluna neutra: a coluna neutra é a coluna vertebral com suas curvas fisiológicas preservadas: lordose lombar, cifose torácica e lordose cervical. A manutenção das curvas irá prevenir sobrecargas e possíveis lesões na região lombar, otimizando a absorção de choques. É preciso uma boa organização para preservar essa coluna neutra, isto é, necessita-se um maior controle da região abdominal, principalmente da musculatura profunda do abdômen (transverso, assoalho pélvico e multífidus), ressaltando que a ativação do assoalho pélvico produz uma imediata cocontração dos multífidus e do transverso, fazendo com que o tronco atue como um cilindro de força capaz de executar pequenas e grandes funções (andar, sentar, dirigir, subir escadas, segurar sacolas, filhos ou netos).
Categoria:
Ar+Zen Rua Vilebaldo Aguiar, 1035 - Cocó Fortaleza-CE
Tel: 3099-1774 / 8556-2600 / 9656-6168

0 comentários

Postar um comentário